Que Bíblia você usa?

O blog se chama “A Bíblia, o Jornal e a Caneta”, mas eu nunca havia escrito sobre esses itens em particular. Vou compartilhar aqui como eu lido com a Escritura. O foco não será discutir profundamente sobre qual a melhor tradução ou algo parecido; de maneira bastante prática, apresento aquilo que costumo usar no estudo da Bíblia.

A versão

A Igreja Presbiteriana do Brasil utiliza a Almeida Revista e Atualizada (ARA), então eu acabo utilizando bastante tal tradução, e prego na igreja a partir dela.

Para estudos em casa e devocional particular, também uso bastante a Nova Versão Internacional (NVI), e, com menor frequência, a Almeida Corrigida Fiel (ACF).

Bíblia de Genebra

Já usei ocasionalmente, mas ainda não “mergulhei” na Almeida Século 21, e na Nova Versão Transformadora, então não posso falar muito dessas versões. O importante de se ter em mente é que nenhuma tradução é perfeita em si, e a comparação de versões pode fazer muito bem ao leitor.

Bíblias “físicas”

Temos algumas Bíblias “físicas” aqui em casa. Mais do que deveríamos, pois não usamos todas. Algumas foram presentes, como a de minha ordenação ou a Bíblia Sagrada com reflexões de Lutero, e por isso são guardadas com carinho, mas são apenas duas as que uso regularmente.

Bíblia de estudo Vida

A primeira é utilizada para estudo e pesquisas. Trata-se da Bíblia de Genebra. Esta continua a ser, na minha opinião, a melhor Bíblia de estudos em português. As notas são confiáveis, e os apêndices, que envolvem os símbolos de fé, adequam-se perfeitamente ao contexto. O trabalho de demonstrar Cristo em cada livro da Escritura é uma de suas características mais belas.

Algum espaço nas laterais para anotações é fundamental

A segunda é a Bíblia de estudo Vida. Passei algum tempo procurando uma Bíblia que tivesse algumas características específicas, e essa foi a que melhor atendeu. A primeira característica era a da versão: eu queria ARA ou NVI. A segunda era a das margens: eu queria uma Bíblia que tivesse margens largas, para fazer anotações. Essa é uma dificuldade ainda não solucionada satisfatoriamente no mercado editorial de Bíblias em português (ao que parece, há algumas tentativas). A Bíblia de Estudo Vida foi a que me atendeu melhor. Com suas notas nas margens, ela possui melhor espaço para anotações.

Bíblias virtuais

Além das Bíblias físicas, também uso apps e serviços online com o texto sagrado.

Para um serviço rápido ao computador, uso a plataforma web da YouVersionhttps://www.bible.com/pt/bible. No web app é possível abrir versões paralelas simultaneamente, o que ajuda bastante na comparação do texto.

Bible Study, da Olive Tree

Para uso no celular e tablet, em plataformas diferentes (android e iOS), escolhi a Bible Study, da Olive Tree. Embora as versões internamente não sejam gratuitas, o app responde muito bem, e possui um grande acervo de material para estudo bíblico. Eu uso bastante a minha versão ARA com referências de Strong, para checar algumas palavras nos originais hebraico ou grego.

Para um estudo mais dedicado, uso o Logos Bible Software. Aqui, novamente, o serviço é bem mais caro do que em versões comentadas acima, mas o software entrega bem mais. O acervo do Logos é incrível, e a automatização de alguns padrões facilita demais o estudo bíblico.

E você?

Essas são as minhas escolhas. Funcionam bem comigo. Quais as suas? Que Bíblias ou apps você recomenda?