Grande parte dos nossos conflitos nos relacionamentos se dá por causa do temor de homens. Você já ouviu falar disso?
Em termos simples, o temor de homens manifesta a dependência que temos de outras pessoas. Alguns de nós não conseguem fazer apresentações porque temem a opinião do público; nós deixamos de falar verdades preciosas para o crescimento do outro e para o ajuste do nosso relacionamento porque não queremos ser rejeitados; nós ficamos irados quando um amigo ou cônjuge nos critica porque dependemos da sua aprovação constante; viramos capachos, anulando a nós mesmos no relacionamento porque queremos sempre “ser agradáveis”; ou fugimos do relacionamento exatamente porque não queremos passar pela dor e vergonha de uma frustração ou rejeição; nós sufocamos nosso namorado(a) porque tememos que ele(a) se afaste de nós.
O problema do temor de homens é que ele está baseado em uma visão falsa de nossas necessidades. Nós acreditamos que precisamos de aprovação e acolhimento constante do outro, senão morreremos. Como resultado, nossa identidade passa a girar em torno do relacionamento.
Com a idolatria estabelecida, começamos a colocar expectativas irreais sobre o outro, e acabamos sufocando o relacionamento. Nenhum relacionamento foi feito para suportar o peso de expectativas idólatras. Com o temor de homens, nós não temos liberdade para ser quem somos, e nem damos liberdade para o outro ser quem ele é.
Parte importante do ajuste vem de reconhecer esse deslocamento dos desejos. É bom querer aceitação, atenção e amor. É ruim acreditar que isso é uma necessidade. Com isso, nossa identidade pode ser reajustada: ela gira em torno do nosso relacionamento com Deus e nossa aceitação em Cristo, independentemente de como as pessoas nos tratarão. Finalmente, com os desejos no lugar e uma identidade firme, nós somos livres para amar mais as pessoas, e depender menos delas.
Com tudo isso, os relacionamentos poderão ganhar novo fôlego e se tornar muito mais saudáveis.
Vencemos o temor de homens substituindo-o pelo temor do Senhor:
Salmo 27
1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio;
de quem terei medo?